Veja dicas infalíveis para escolher o melhor colchão
Precisando de uma boa noite de sono? Pode ter chegado a hora de investir em um novo colchão para o seu quarto
Densidade
A sustentação do colchão é um elemento fundamental para a qualidade do sono e ela deve estar adequada ao biotipo de quem vai dormir. Se o modelo que você pretende comprar é de espuma, fique atento à classificação de densidade definida pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que vai de D18 a D45.
Para entender como a densidade faz diferença para diferentes biotipos, temos alguns exemplos:
Se você mede 1,70m e pesa 70kg, a densidade ideal do seu colchão vai de D28 a D33. Se seu peso é 92kg e a altura é 1,80m, a densidade adequada passa a ser de D33 a D40.
No caso de colchão para casal , some as alturas de ambos, divida por dois e considere o peso de quem tem a massa corporal maior. Assim, um casal de 1,70m e 1,66m de altura, pesando, respectivamente, 75kg e 60kg, deve optar por um colchão D28 a D33.
Sistemas de molas
No caso dos colchões de mola , a densidade não se aplica, mas sim o sistema usado e o número de molas por metro quadrado. Há diversos tipos de molejo, mas três são os principais: bonnel, fio contínuo e molas ensacadas individualmente.
Os colchões com mola do tipo bonnel ou fio contínuo têm molas interligadas. São confortáveis, mas transmitem os movimentos por toda a superfície e, por isso, acabam agradando mais pessoas que dormem sozinhas. Ao comprar, confira a capacidade de suporte. O sistema bonnel conta com cerca de 115 molas/m2 e suporta menos peso, em média, até 100 kg.
Molejos com fio contínuo mais espesso e maior quantidade de molas por metro quadrado são indicados para usuários maiores. O Miracoil, por exemplo, tem em média 173 molas/m2, com suporte mais firme e capacidade para 150kg. Por sua vez, o Superlastic é mais “macio”, conta com cerca de 198 molas/m2 e suporta até 130kg, em média.